TODA CRIANÇA GOSTA DE BRINCAR E DE LER.

SEJA BEM-VINDO AO SITE DE LEITURA DA TURMA DO GUARANÁ. AQUI VOCÊ ENCONTRA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, CONTOS, DESENHOS E MUITA DIVERSÃO!

segunda-feira, 5 de março de 2012

TAMPINHA E O DESAPARECIMENTO DA CALOPSITA

       Olá, amiguinhos 
A Turma do Guaraná é um projeto de leitura com desenhos, que em breve formará um livro. Também terá uma revista com histórias em quadrinhos.
Espero que se divirtam lendo as histórias que escrevo. Procuro sempre focar assuntos atuais e importantes para as pessoas, e outras vezes, aventuras surpreendentes do imaginário.
Aceito sugestões de histórias, deixe seu comentário, ok. Também faço os desenhos com muito carinho, especialmente para vocês.
Hoje, teremos a primeira, de uma série de histórias, com cada um dos personagens da turma. 

Paulo Alves




TAMPINHA E O DESAPARECIMENTO DA CALOPSITA

       Era mais uma linda manhã em Lindópolis. O sol brilhava no céu, como se estivesse convidando todos para virem curtir mais um dia. Tampinha acordou disposta, curiosa em saber o que o pai trouxe para ela.
       Ganhou do pai um lindo bichinho, uma ave.
       - Que lindo! Que bicho é este? – perguntou ao pai.
       - É uma calopsita. É parente do papagaio.
       - Que fofa!  Toda amarela... E tem um penacho sobre a cabeça.
       Tampinha ficou muito feliz com o seu novo amigo, um jovem calopsita macho, que iria precisar de cuidado e carinho. Tampinha ligou para as amigas para contar a novidade. Bolacha veio para ver o bicho e dar algumas dicas de como cuidar. Paulinha chegou também, e trouxe um brinquedo para ela: uma bola pequena, para ela se exercitar. Paulinha imaginou o pássaro fazendo malabarismos com a bola, rolando e girando a bola com os pés. Que incrível!
       As meninas logo deram um nome ao pássaro: Francisco, o calopsita. Francisco gostou do nome, porque rodopiou e piou feliz. Tampinha bateu suavemente a mão em sua cabeça, num gesto de carinho.
       Tampinha queria ensinar Francisco a falar logo. Bolacha disse que ele aprenderia algumas palavras sim, mas seria necessário muito treino.
       Francisco cresceu e ficou bonito, com belo penacho sobre a cabeça, plumagem amarelo vivo e um círculo cor de laranja na face.
       Ele voava livremente pela casa. Ia da sala até a cozinha e voava num rasante para o quarto de Tampinha, indo pousar em seu dedo.
       Um dia, a menina esqueceu aberta a janela do quarto, e lá vinha ele em sua direção. Tampinha apontou o dedo, como de costume, para ele pousar e receber carinho, porém o pássaro passou direto, atravessou a janela e ganhou o mundo. Tampinha correu para ver onde ele tinha pousado, e lá estava sobre a frondosa jaqueira da Praça. Chamou os amigos e  foram até lá para tentar pega-lo, mas ele voava cada vez mais longe. Depois deste dia, nunca mais fora visto.
       Tampinha ficou muito triste, e o pai a consolava dizendo que traria outra calopsita. Porém ela dizia que não queria outra, mas queria que Francisco voltasse para casa.
       Algumas semanas se passaram, quando numa linda manhã, Tampinha estava no quarto estudando, e ouviu um barulho na janela. Ela olhou e não acreditou no que vira. Era surpreendente, mas havia algo errado...






















       Estava pousada na janela uma calopsita... Não... Duas, três, quatro calopsitas. Que surpresa agradável para Tampinha, que esperava uma, e apareceram quatro na janela de seu quarto. A calopsita grande e amarela era Francisco, que voou e pousou em seu dedo, como sempre fizera. Recebeu um carinho na cabeça, e piou, convidando seus três visitantes para entrarem. Dois eram pequeninos e amarelos, e o terceiro era maior e tinha as penas brancas. Todos tinham um círculo cor de laranja na face. De repente, voaram suavemente, indo pousar bem perto dele...
       Foi então, que a Tampinha entendeu que Francisco, saiu para namorar, e voltou para casa, com sua esposa e seus dois filhos.
       E lá ficaram, na casa, as quatro calopsitas, voando e brincando.
       E assim viveram felizes para sempre.

FIM
      
 

TODA TERÇA E SEXTA TÊM POSTAGEM NOVA.
Participe: tornando-se membro do blog e deixando seu comentário
O nosso blog:  http://guaranaeturma.blogspot.com


APOIO CULTURAL:

CENTRO DE CULTURA E ARTES, sediado em Inoã, desenvolve vários projetos culturais
Informações: 2636-0012 e 2636-4107  ENTRADA FRANCA


Um grande abraço, e até sexta.

5 comentários:

Alexia disse...

Tenho uma calopsita em casa que faz a maior bagunça. Minha filha dora kkkkkkkkk
O blog é ótimo!
bjs

Paulo Alves disse...

Oi, Alexia.
Realmente são aves muito inteligentes e interativas, por isso fiz a postagem.

Beijo

Paulo Alves

Jennefer Alves disse...

Conheço uma menininha que também adora Calopsita.

Lembra?
Ana Luisa.

Márcia disse...

Esse desenho é lindo!! tem direitos autorais? ou posso usar numa camiseta?

Paulo Alves disse...

Oi, Márcia. A Turma do Guaraná é marca registrada, mas pode usar qualquer imagem daqui numa camiseta. Fique à vontade.

Paulo Alves
cartunista.